Pós-Graduação

Informações Gerais

Graduação

O Programa de Mobilidade Acadêmica para a Graduação permite ao aluno da USP cursar disciplinas em uma Instituição Estrangeira de Ensino Superior e tem por objetivo abrir horizontes, aumentar a empregabilidade e enriquecer a cultura do aluno.


Período de intercâmbio


Os intercâmbios poderão ser realizados por períodos de três meses a seis meses, de acordo com editais específicos, se for o caso, podendo ser prorrogado para um período máximo de dois anos. Em nenhuma hipótese é permitido que o período total de intercâmbio ultrapasse quatro semestres.


Critérios mínimos para realização de intercâmbio

Para realização de intercâmbio internacional, o aluno da FZEA deve atender aos critérios mínimos para realização de intercâmbio, aprovados pela Comissão de Relações Internacionais e pela Comissão de Graduação da FZEA.


Pós- Graduação


O Programa de Mobilidade Acadêmica para a Pós-Graduação permite ao aluno da USP realizar parte de seu programa de pós-graduação em uma Instituição Estrangeira de Ensino Superior e tem por objetivo abrir horizontes, aumentar a empregabilidade e enriquecer a cultura do aluno. 

Dupla Titulação

A Universidade de São Paulo pode estabelecer parceria com instituições de ensino e pesquisa estrangeiras para a coorientação de estudantes, visando à preparação de dissertações e teses, mediante assinatura de convênio acadêmico internacional que associe a USP à Instituição de Ensino Estrangeira (IEE) e implique reciprocidade.


O convênio deve ser formalizado antes do início efetivo das atividades previstas no convênio.


O candidato pode ser um aluno de mestrado ou doutorado matriculado na USP ou em uma IEE.


As normas e regulamentos da coorientação visando à Dupla-Titulação estão no Regimento da Pós Graduação da USP (Artigos 133 a 140).


Procedimentos para dupla-titulação


Para mais informações, consulte o site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.



Instituição conveniada: Université des Antilles et de la Guyane, França 


Programa/Curso de Pós-Graduação: Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais 

Situação: Concluído 


Instituição conveniada: Universitat Politècnica de València, Espanha 


Programa/Curso de Pós-Graduação: Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais 

Situação: Concluído 


Instituição conveniada: Università di Siena, Itália 


Programa/Curso de Pós-Graduação: Doutorado em Biociência Animal 

Situação: Em andamento 

Bolsas de Estudo

PDSE/Capes


O objetivo do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior é apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche no exterior às Instituições de Ensino Superior com cursos de Doutorado reconhecidos pela Capes. O estágio no exterior deve contemplar, prioritariamente, a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil.

Na FZEA, o Serviço de Pós-Graduação é responsável pela gestão do programa.


Santander


O Programa Santander de Bolsas de Mobilidade Internacional, na modalidade pós-graduação, visa propiciar condições para que os pesquisadores possam aprimorar seus conhecimentos e trocar experiências sempre buscando o desenvolvimento da pesquisa nacional.

Os editais para o Programa Santander estão disponíveis no Sistema Mundus.


Ciência sem Fronteiras


Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.


O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.


BEPE/FAPESP


A Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior tem por objetivo apoiar a realização de estágios de pesquisa de curta e média duração, por bolsistas da FAPESP de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado/Doutorado Direto e Pós-Doutorado, no exterior. O estágio de pesquisa no exterior é obrigatoriamente parte integrante de bolsa de pesquisa no país, não podendo ser solicitado independentemente.


Esse apoio se dará na forma da concessão de Bolsas Estágio de Pesquisa no Exterior, com duração variável, de acordo com a modalidade de bolsa usufruída pelo candidato.


Mais informações podem ser obtidas junto ao Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP-FZEA).